RSS


Apdesign muda-se para espaço de Coworking em Porto Alegre
26/10/11

O NÓS Coworking é o novo endereço da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), em Porto Alegre. O espaço fica no Shopping Total (avenida Cristovão Colombo, nº 545, prédio 2, 5º andar, na Alameda dos Escritórios).


O NÓS Coworking é o novo endereço da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), em Porto Alegre. O espaço fica no Shopping Total (avenida Cristovão Colombo, nº 545, prédio 2, 5º andar, na Alameda dos Escritores). O coworking é uma tendência mundial e consiste em unir num mesmo espaço profissionais autônomos que prosseguem trabalhando de forma independente mas que, através do espaço de coworking, compartilham ideias, experiências e até trabalhos.
 
“A mudança para o NÓS Coworking é uma estratégia para nos aproximarmos do público e fazer com que a entidade não fique isolada. O coworking é uma tendência no mundo todo e resolvemos inovar, levando uma entidade para esse espaço, como forma de propiciar uma maior interação. Temos muito para contribuir com as mais variadas áreas profissionais, mas também estamos certos que temos muito mais a receber dos profissionais dos mais variados segmentos que estão nesse espaço”, destaca o presidente da Apdesign, Mário Verdi.
 
Ainda de acordo com Verdi, a Apdesign, em que pese ser uma entidade dos profissionais de design, pretende atingir e atrair para a entidade outros profissionais que estão diretamente ligados a economia criativa. Um espaço decoworking, desse modo, é essencial. Além disso, destaca, o coworking remete a uma área colaborativa que, por sua vez, está muito ligado a inovação. Verdi também destaca o projeto arquitetônico e o ambiente do NÓS Coworking, que lembra os estúdios de fotógrafos e artistas de Nova Iorque. 
 
Coworking

Os espaços de coworking tentam atender a demanda de empreendedores e profissionais autônomos que estão iniciando suas empresas, sem muita previsão de quantas pessoas ou qual espaço precisarão nos primeiros meses ou anos. Todos trabalham em uma mesma área, dividindo custos de um local que traz não só facilidades e serviços, mas também a chance de conhecer pessoas similares e fazer negócios internamente.
 
Grande parte dos espaços de coworking foram fundados por empreendedores "nômades" de tecnologia, que buscavam locais de trabalho alternativos aos cafés e às suas próprias casas. Incubadoras de startups,centros de negócios ou escritórios virtuais não se encaixam no modelode coworking, pois lhes faltam os principais aspectos: o social, o colaborativo e o informal. As práticas de conduta do coworking fazem com que ele se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.
 
O termo coworking foi criado por Bernie De Koven em 1999 e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico, primeiramente chamado de “9 to 5 group". Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco (EUA), num apartamento onde trabalhavam trêsprofissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiência.

26/11/13
18 anos ApDesign
24/02/12
Gameped 5