RSS


Bienal Brasileira de Design expõe em Design Week de Milão
18/04/12

No próximo dia 17 de abril, o mundo da inovação volta seus olhos para a Itália, onde acontece a Design Week de Milão paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão. Tradicional evento do setor, a semana milanesa de design incluiu nessa edição, pela terceira vez, o Brasil como destaque da programação através do Brazil S/A, Lounge Brasileiro de Design e Decoração de 3600m² dedicado à produção nacional.
 
Dentre os diversos chamarizes da produção brasileira, no entanto, destaca-se a mostra "BRASIL: design, inovação e sustentabilidade - Um olhar sobre a Bienal Brasileira de Design 2010". Como o próprio nome sugere, a mostra apresenta uma pequena parte da Bienal de 2010, realizada em Curitiba/PR, que teve como eixo central a inovação aliada à sustentabilidade.
 
De modo geral, pode-se dizer que os 16 projetos selecionados representam o melhor da produção recente do design brasileiro. Discorrendo sobre esta produção, a curadora geral da Bienal Brasileira de Design 2010, Adélia Borges, explica que "o Brasil reúne condições de liderar o processo de design sustentável no cenário mundial, pois existem no país dezenas de recursos naturais que ainda não foram suficientemente estudados e utilizados”.
 
Para a seleção, buscou-se atingir em cheio estes valores, por meio de produtos que contivessem não somente características inovadoras, indissociáveis e determinantes à economia atual, como também características sustentáveis, em seu sentido mais puro, ambientalmente responsável, economicamente inclusivo e socialmente justo.
 
Com esta seleção, nove estados foram representados. Os segmentos são os mais diversos: móveis, luminárias, jóias, bicicletas, objetos de uso pessoal, calçados e tecidos. Dentre os designers estão BettinaTerepins, Bertussi Design, Bruno Jahara, Edson Matsuo e equipe, Eduardo Queiroz, Fernando Prado, Flavia Amadeu, Mana Bernardes, Megabox Design, Marco Brajovic, Mary Design, Nara Guichon, OskarMetsavaht, Puro Amazonas, Priscila Callegari e Renata Meirelles. Confira abaixo os produtos desta mostra:

Colares de Papelão e Ouro
Design e produção: BettinaTerepins, São Paulo, SP
 
Bolsa Farta
Design e produção: Nara Guichon, Florianópolis, SC
 
Coleção PET
Design: Mana Bernardes, Rio de Janeiro, RJ
Produção Mana, Rio de Janeiro, RJ
 
Batucada
Design e produção: BrunnoJahara, São Paulo, SP
 
Calçados infantis CiaoMiao
Design: Priscila Callegari, São Paulo, SP
Produção: Ciao Mao, São Paulo, SP
 
Recortes REN 8X e CIR 5X
Design: Renata Meirelles, São Paulo, SP
Produção: Performa, São Paulo, SP
 
Stepi
Design: Bertussi (Enio Coronas, Fernando Guimarães, Tobias Bertussi, Paulo Bertussi e Christian Machado), Porto Alegre, RS
Produção: Pense Brinquedos, Porto Alegre, RS
 
Luminária Bauhaus 90
Design: Fernando Prado, São Paulo, SP
Produção: Lumini, São Paulo, SP
 
Prato de Marchetaria Ecoshop
Design e produção: PuroAmazonas, Manaus, AM
 
Tênis e-fabrics®
Design: OskarMetsavaht, Rio de Janeiro, RJ
Produção: Osklen / Instituto-E, Rio de Janeiro, RJ
 
Joias Orgânicas
Design e produção: Flávia Amadeu, Brasília, DF
 
Favo Verde
Design: Eduardo Queiroz, Maceió, AL
Produção: Fibraton, Maceió, AL
 
AnimallTAG ID – Sistema de Identificação Animal
Design: Megabox (Aguilar Selhorst Junior & Vinícius Alberto Iubel), Quatro Barras, PR
Produção: AnimallTAG, São Carlos, SP
 
Coleções Aves do Paraíso e Gabinete de Curiosidades
Design: Mary Figueiredo Arantes, Belo Horizonte, MG
Produção: Mary Design, Belo Horizonte, MG
 
Melissa Ultragirl
Design: Edson Matsuo e equipe de pesquisa e desenvolvimento da Grendene (cerca de 120 pessoas), Farroupilha, RS
Produção: Grendene, Sobral, CE
 
Banco Peque
Design: MarkoBrajovic, São Paulo, SP
Produção: Tiva, São Paulo, SP

BRASIL: design, inovação e sustentabilidade - Um olhar sobre a Bienal Brasileira de Design 2010
Serviço:
de 17 a 22 de abril
das 10 às 20h
Palazzo Giureconsulti | Via Mercanti, 02 Duomo, Milão, Itália.
 
Realização do Centro de Design Paraná, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) através do Programa Brasileiro de Design (PBD), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil), Associação Brasileira da indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (Tex Brasil). 

 
SOBRE O CENTRO DE DESIGN PARANÁ: O Centro de Design é uma organização sem fins lucrativos que atua dede 1999 pela promoção do design no país. Pioneiro, foi o primeiro centro de design a orientar seu trabalho em torno das necessidades do empresariado, e serviu de modelo para a criação de instituições similares no Brasil. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a excelência da indústria brasileira, por meio da promoção, educação e suporte em design.
 
Centro de Design
www.facebook.com/centrodedesign
www.twitter.com/centrodedesign

26/11/13
18 anos ApDesign
24/02/12
Gameped 5