RSS


Designer graduado pela Feevale é premiado na Austrália
03/07/15

Ederson Morche desenvolveu um aplicativo para facilitar o acesso ao transporte público de Sydney


O graduado em Design pela Universidade Feevale, Ederson Morche, foi premiado, no dia 22 de junho, no programa UX Design, oferecido pela escola de design Tractor, da Austrália. O designer recebeu o prêmio de melhor projeto do UX Design pelo projeto Opal Wear.
 
O Opal Wear surgiu após os alunos do programa UX Design terem sido desafiados a analisar e melhorar o sistema de transporte público de Sydney. Desde 2012 a cidade utiliza o Opal Card, que permite aos usuários acessar a rede de transporte público utilizando um cartão magnético. O usuário registra a entrada e a saída do transporte e o sistema cobra o trecho percorrido. Quando o usuário não passa o cartão na saída, o sistema cobra o trecho completo do ônibus, trem ou balsa, gerando um valor mais alto do que o utilizado.
 
Morche, que mora em Sydney desde 2013, desenvolveu o conceito de um aplicativo para smartwatches - Apple Watch e Android Wear - que permite ao usuário acessar os meios de transporte utilizando os relógios inteligentes. “Percebi que muitas pessoas enfrentavam dificuldades para registrar a entrada utilizando o cartão, principalmente quando carregavam outros objetos nas mãos. Em entrevistas, muitos usuários também reclamaram de ocasiões em que esqueceram de registrar a saída e tiveram que pagar a tarifa máxima. Isso me fez pensar em alternativas que pudessem solucionar o problema,” explicou Morche.
 
Para marcar o trecho utilizado pelo usuário, o Opal Wear utiliza os dados de GPS, cruzando a localização do usuário com a localização do meio de transporte, assim o aplicativo reconhece quando o usuário deixa os veículos e debita o valor correto. O usuário também pode configurar o destino final para receber notificações quando sua parada estiver próxima, entre outras funcionalidades. Segundo o designer, a intensão é tornar projeto Opal Wear um produto real. “Caso não consiga o suporte necessário, vou apenas torná-lo público e acessível para ver se inspira novas ideias em torno do tema”, disse.



26/11/13
18 anos ApDesign
24/02/12
Gameped 5