RSS


Exposição “Desafio e Inspiração: teu nome é calçado” integra a Semana Nacional de Museus
10/05/12

Museu Nacional do Calçado abre nova exposição na segunda-feira, dia 14, na FEEVALE


O Museu Nacional do Calçado, localizado no Campus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo), realiza, de 14 de maio a 4 de agosto, a exposição “Desafio e inspiração: teu nome é calçado”. O evento integra a 10ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada em vários locais do país, no período de 14 a 20 de maio. A atividade acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, que ocorre em 18 de maio. Nesta edição, o tema é "Museus em um mundo em transformação - novos desafios, novas inspirações".
 
A exposição no Museu Nacional do Calçado mostrará, em um dos espaços, peças que retratam a história de estilistas de Novo Hamburgo, como Ruy Chaves, José Maria Carrasco Menna, Gilberto Simon e De Nicola. Já em outra sala, estarão expostas peças de estilistas contemporâneos, como Lino Villaventura, Walter Rodrigues, Jotta Sybbalena, Tereza Santos, Valdemar Iódice, Reinaldo Lourenço, Isabela Capeto e Erika Ikezili.
 
Mediante o atual cenário, onde os museus assumem um papel cada vez mais estratégico e desafiador, a coordenadora do Museu Nacional do Calçado, Ida Helena Thön, diz que os sapatos também desafiam no dia a dia. “Deve-se criar novos materiais e, ao mesmo tempo, buscar muita inspiração para acompanhar o que a ciência e a tecnologia apresentam”, afirma.
 
Sobre o Museu:
 
O Museu Nacional do Calçado, espaço que conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país, mantém uma exposição permanente de seu acervo, além de promover atividades culturais ligadas à questão do design de calçado e da moda. No local, é possível fazer pesquisas históricas, além de conhecer os mais diferentes e inusitados modelos de calçados. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h. Mais informações: (51) 3584-7101.
 
Sobre a Semana Nacional de Museus:
 
Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana está em sua 10ª edição e tem o propósito de mobilizar os museus, a partir de programações em torno de um mesmo tema. Sua primeira edição foi realizada em 2003, quando contou com a participação de 57 museus, os quais organizaram cerca de 270 eventos, em 36 cidades brasileiras. As nove edições da Semana Nacional de Museus totalizam mais de quatro mil participações e aproximadamente 12.300 eventos, em 600 municípios espalhados pelo território nacional.

Alguns Calçados Expostos:



Calçado da coleção Inverno 2012, marca Cristófoli


 
Calçado do ano de 1835, vindo da Espanha

26/11/13
18 anos ApDesign
24/02/12
Gameped 5