RSS


Mais de cem profissionais participam do 1º workshop sobre "Gestão Lucrativa de Serviços da Economia Criativa"
04/10/11

Mais de cem profissionais participam do 1º workshop sobre "Gestão Lucrativa de Serviços da Economia Criativa"


Quase cem pessoas participaram do 1º Workshop “Gestão Lucrativa de Serviço da Economia Criativa”, ocorrido na quarta-feira (14/09), no auditório do prédio D da Uniritter, em Porto Alegre. Voltado para designers, publicitários, arquitetos e profissionais de mídias digitais, o evento foi promovido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) em parceria com o SEBRAE-RS.
 
O objetivo foi discutir o quanto as empresas de serviços, em sua grande maioria, têm dificuldades em gerir e tangibilizar suas ofertas, uma vez que o negócio está praticamente todo ele lastreado no talento dos seus empreendedores, os quais focam seus esforços na entrega dos serviços em detrimento da gerencia e administração do negócio.
 
O workshop, ministrado por Fernanda Zanoni, que é referência no tema, proporcionou ao público conceitos fundamentais no que se refere a gestão de empresas de serviço. Entre eles, a especialista tratou da “Teoria das Restrições”, segundo a qual é preciso que a empresa trabalhe o sistema como um todo. De acordo com a especialista, não adianta aumentar a venda se tem uma das etapas da produção como gargalo.  Explicou ainda que, nas empresas de serviços, especialmente da economia criativa, frequentemente o maior gargalo é o próprio dono do negocio, pois ele acaba emperrando o sistema todo por centralizar em demasia. 
 
"É comum encontrar empresas excessivamente dependentes do talento do empreendedor. Isso gera um fenômeno. Usar um profissional com custo hora muito alto para fazer tarefas que deveriam ser delegadas para outros. É como entregar pizza de BMW, brincou Fernanda.
 
Fernanda assessorou mais de 200 empresas de pequeno e médio porte nas áreas tributária, societária, contábil e de recursos humanos. Possuiespecialização em gestão empresarial pela FGV, em marketing pela ESPM, além de possuir formação em Dinâmica de grupos pela SBDG.
 
Programa
 
Segundo o presidente da Apdesign, Mário Verdi, o workshop deve evoluir para um programa de capacitação mais longo e que será oferecido pela Apdesign e pelo SEBRAE. O programa, que segundo Verdi já esta sendo formatado, deve ser oferecido em 2012, no qual serão aprofundados vários conceitos abordados no eventorealizado no dia 14 de setembro.

26/11/13
18 anos ApDesign
24/02/12
Gameped 5